sábado, 15 de outubro de 2011

REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDOS GEOCLIMA - 08 de outubro de 2011

O grupo de estudo Geoclima se reuniu no Leaget, às 9 horas do dia 08 de outubro de 2011, para retomar as discussões sobre a Percepção ambiental, tendo como ponto de apoio o artigo do Prof. Dr. Lineu Castello, intitulado “A percepção em análises ambientais: projeto MAB/UNESCO em Porto Alegre”. No início do debate, foi passada a palavra para os alunos presentes, nos quais destacaram a importância do trabalho de campo e a aplicação de questionários nos estudos fenomenológicos.

Outro destaque apontado pelos alunos foi à análise multi-escalar realizado pelo autor, uma vez que o estudo do prof. Lineu se preocupou com a relação “homem-natureza” no contexto urbano, no qual o rio Guaíba, situado na capital gaúcha é o elemento central do estudo. O debate destacou também a posição e estrutura das casas que “rejeitam” o rio Guaíba, fato este constatado pelas entrevistas onde o rio é confundido com um “canal de esgoto”. 


Finalizando as discussões por volta das 11:30 minutos, destacou-se o descaso que se encontrava o rio Guaíba na década de 90 do século XX. Este período o rio estava “tomado” por poluentes industriais e domésticos, sem qualquer tipo de tratamento sanitário. O encontro terminou às 12 horas, no qual foi reservado o dia 29 de outubro de 2011, às 9 horas. (Postagem feita pelo aluno Rener Bispo dos Santos – Aluno do curso de Geografia da Geografia da UFBA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário