sábado, 19 de maio de 2012

AULA DE CAMPO NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SALVADOR

Na quinta-feira (17/05/2012) o grupo Geoclima teve o grande privilégio de fazer uma visita ao Aeroporto Internacional de Salvador para assistir a uma palestra sobre o tema “Meteorologia Aeronáutica” ministrada pela meteorologista Deydila Bonfim, da Infraero.


O propósito principal da palestra foi nos trazer a compreensão sobre a estrutura da meteorologia aeronáutica e abordar a importância  da aplicação dos conhecimentos da meteorologia na criação de produtos que vão auxiliar os voos.




Foi destacada a importância dos produtos meteorológicos  como cartas auxiliares, cartas SIGWX, cartas de vento, radares meteorológicos, imagens de satélites, entre outros, que são fundamentais para a realização eficaz e segura dos voos. Foi-nos mostrado também o grau de desenvolvimento tecnológico dos produtos que apresentam dados cada vez mais confiáveis.  




Os dados são fornecidos por órgãos nacionais e internacionais de Meteorologia Aeronáutica que proveem informações  que visam atender requisitos específicos para os aeroportos. Essas informações  são divulgadas em uma rede de meteorologia (REDEMET) para que se faça a integração dos dados facilitando o acesso imediato a essas informações para os aeronavegantes.
Apontaram-se aspectos importantes que devem ser levados em consideração nas fases de voo, como por exemplo: visibilidade, neve, chuvas, trovoadas, microburst, e alguns outros fenômenos que podem causar turbulência  e outras situações desconfortáveis. 
Portanto vimos que todos os impactos meteorológicos influenciam na navegação aérea e podem contribuir  para a ocorrência de alguns acidentes, então saber  reconhecer e sair desses tipos de situações é o mais importante.




O Geoclima agradece por visita e palestra concedida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário