O propósito principal da palestra foi nos trazer a compreensão sobre a estrutura da meteorologia aeronáutica e abordar a importância da aplicação dos conhecimentos da meteorologia na criação de produtos que vão auxiliar os voos.
Foi destacada a importância dos produtos meteorológicos como cartas auxiliares, cartas SIGWX, cartas de vento, radares meteorológicos, imagens de satélites, entre outros, que são fundamentais para a realização eficaz e segura dos voos. Foi-nos mostrado também o grau de desenvolvimento tecnológico dos produtos que apresentam dados cada vez mais confiáveis.
Os dados são fornecidos por órgãos nacionais e internacionais de Meteorologia Aeronáutica que proveem informações que visam atender requisitos específicos para os aeroportos. Essas informações são divulgadas em uma rede de meteorologia (REDEMET) para que se faça a integração dos dados facilitando o acesso imediato a essas informações para os aeronavegantes.
Apontaram-se aspectos importantes que devem ser levados em consideração nas fases de voo, como por exemplo: visibilidade, neve, chuvas, trovoadas, microburst, e alguns outros fenômenos que podem causar turbulência e outras situações desconfortáveis.
Portanto vimos que todos os impactos meteorológicos influenciam na navegação aérea e podem contribuir para a ocorrência de alguns acidentes, então saber reconhecer e sair desses tipos de situações é o mais importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário