sábado, 7 de abril de 2012

Palestra: "Clima Urbano e Planejamento"



Na segunda-feira (02/04/2012) o GEOCLIMA teve a honra de recepcionar o Prof. Dr. Wilfried Endlicher que ministrou a palestra: "Clima Urbano e Planejamento".

Prof. Dr. Wilfried Endlicher


Abordando sobre Mudanças Climáticas o professor Wilfried explanou aspectos importantes sobre as emissões de carbono, demonstrando através de gráficos, o aumento de dióxido de carbono presente na atmosfera nos últimos 200 anos e a relação disto com o aumento da temperatura global. O professor também deu ênfase aos ciclos orbitais: Ciclo de Milankovitch. E este ciclo em conjunto com outros fenômenos de maior freqüência pode ocasionar mudanças, como exemplo disso: as erupções vulcânicas.


Prof. Dr Wilfried Endlicher e Prof. Dr. Diego Maia

O Prof. Wilfried destacou que a mudança de clima local acontece por causa das construções, provocando as ilhas de calor urbanas. Assim, o professor através de seus estudos mostrou a cidade de Lisboa destacando as diferenças térmicas entre locais diferentes: um próximo ao rio Tejo e ao oceano e o outro situado no centro urbano. Já em Berlim, o professor comparou três praças distintas - duas no centro e uma no subúrbio de Berlim - mostrando as ondas de calor. Por final, foi mostrada a cidade de Paris e concluiu-se que há uma necessidade de adaptação para os crescentes problemas térmicos do ambiente e essa adaptação se divide em medidas de longo prazo, por exemplo, a criação de espaços verdes e abertos, especialmente com árvores e controle da irradiação solar e as medidas de curto prazo como o Sistemas de Alerta de Saúde.



O GEOCLIMA agradece a tod@s pela participação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário